quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pesquisa Sobre Atuação do Pedagogo Empresarial


Introdução

Esta pesquisa foi realizada para abrir as possibilidades para nós, estudantes de pedagogia, no mercado de trabaho. Assim teremos mais conhecimento de uma das áreas dentro de nossa profissão.
A Pedagogia empresarial designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas. A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tem objetivo semelhante em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais onde as empresasm buscam a melhoria da qualidade de seus srviços investibndo em seus “clientes internos”, seus colaboradores.
É quase unânime entre os estudiosos, hoje, o entendimento de que as práticas educativas estendem-se às mais variadas instâncias da vida social não se restringindo, portanto, à escola e muito menos a docência, embora estas devam ser a referência da formação do pedagogo escolar. Sendo assim o campo de atuação do profissional formado em pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há aí uma pedagogia.”.
(LIBÂNEO, 2001, p.116).


A Atuação do pedagogo na empresa

A empresa é um ambiente educativo porque é constituída por seres humanos que possuem capacidade inata de criar. Eis a dimensão da importância do pedagogo que deve utilizar suas ferramentas que buscam estratégias e metodologias para informações, conhecimentos e cumprimento de objetivos, sempre visando aprimoramento, qualificação profissional e pessoal da força de trabalho.
O Pedagogo formado criticamente deve atuar na empresa em favor de ser o educador e mediador dos adultos (Andragogia). Este profissional tem uma visão holística do mundo, pois como foco de seus estudos aparecem a psicologia, antropologia, história, filosofia, gestão de recursos humanos & materiais, bem como outras áreas do conhecimento pertinentes a função
O Pedagogo Empresarial tem o domínio de conhecimentos, técnicas e práticas que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para atuação na gestão de pessoas: coordenando equipe multidisciplinares no desenvolvimento de projetos; evidenciando formas educacionais para aprendizagem organizacional significativa e sustentável; gerando mudanças culturais no ambiente de trabalho; na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente; prestando consultoria interna relacionada ao treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações. O desafio desse novo profissional, diferentemente do que podem pensar alguns, não se resume a conduzir dinâmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas não estão engajadas ou enxergando uma necessidade imediata. Isto requer muito trabalho. É preciso estudo e observações cuidadosas do que está acontecendo dentro da empresa e entender o seu ecossistema, como ele funciona e por que existe um desequilíbrio dentro dele. Tal diagnóstico requer do Pedagogo Empresarial perspicácia, observação, envolvimento, desprendimento, coragem, preparo técnico, ousadia, vontade, criatividade e desejo efetivo pela descoberta dos pontos de desequilíbrio dentro da corporação. Uma questão importante para a formação e a atuação do Pedagogo Empresarial diz respeito ao entendimento dos comportamentos humanos no contexto organizacional, tendo em vista que toda sua atuação está pautada na dimensão humana. As políticas de Recursos Humanos, por si só, não garantem mudanças ou comprometimentos mais ou menos efetivos; tem no elemento humano o seu ponto-chave. A maneira de agir desse novo profissional precisa ocorrer de forma relacionada e cooperativa com a dos outros profissionais de gestão.
O pedagogo é um profissional capacitado para lidar com fatos e situações diferentes da prática educativa em vários segmentos sociais e profissionais. O profissional de pedagogia, ao atuar numa empresa, estará totalmente envolvido no aperfeiçoamento das relações humanas. Neste sentido, o setor conhecido como RH (Recursos Humanos) deve ser um ambiente que estimule a participação das pessoas nas decisões a serem tomadas e tenha facilidade em diagnosticar as competências de seus colaboradores para juntos ampliar os conhecimentos.
Dentro de uma organização, o papel do pedagogo é específico, ou seja, ele avalia desempenho do funcionário e elabora um processo educativo segundo as necessidades. Ao iniciar qualquer tipo de trabalho, é realizado um treinamento que vai integrar o trabalhador à empresa. O pedagogo acompanhará todo o desenvolvimento do funcionário, ou seja, o seu desempenho, direcionando-o para o caminho que este devera seguir dentro da empresa, facilitando, enquanto agente provocador de mudança de mentalidade e de cultura.
O pedagogo na esfera empresarial por ser uma espécie de “gestor das relações humanas”, está intimamente ligado às ações que envolvem a aprendizagem. E esta, conseqüentemente, está relacionada às mudanças de comportamentos num sentido mais amplo, ou seja, não basta apenas apreender o conhecimento, mas deve-se praticá-lo. O ser humano deve ser capaz de conhecer suas limitações para poder superá-las frente aos novos desafios. Ainda nesta perspectiva, a aprendizagem também está ligada ao planejamento e este envolve saber onde queremos chegar, ou seja, quais são os objetivos a serem alcançados num dado momento. É crucial ressaltar que estes objetivos variam de acordo com as necessidades dos indivíduos e da Organização.
Sua capacidade em lidar com a comunicação e com a aprendizagem faz com que ele conduza as pessoas e direcione suas verdadeiras funções, não implicando a mudança de seu comportamento, mas ajudando o colaborador a descobrir seu verdadeiro potencial, para que possa desempenhar sua função de acordo com as necessidades de cada organização.
Com as mudanças no mercado de trabalho as habilidades do pedagogo têm sido valorizadas dentro da empresa, uma vez que ele é um profissional que pode contribuir para o crescimento dos indivíduos, por meio de atividades formativas, descobrindo seus verdadeiros potenciais, levando-os à produtividade, através de motivação e treinamentos. Diante da lógica das competências busca-se mobilizar o trabalhador em todas as suas dimensões: intelecto, força física, emoções, atitudes e habilidades entre outras, embora com muita sutileza, especialmente porque usa mecanismos diversos como o de autocontrole, em que controla seus atos e emoções para entender e atender as exigências do mercado.
A formação do Pedagogo Empresarial é oferecida em cursos de especialização e mestrado, por diversas instituições de ensino superior. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.


Considerações Finais

Foi muito interessante conhecer mais sobre a atuação do pedagogo em uma empresa. Pude assim ampliar minhas oportunidades de atuação e conhecer essa nova área até então desconhecida por mim. Creio realmente que a educação está em todos os lugares, e você levar uma pessoa a ver que seu potencial é maior do que aquele que ela previa, aumenta a alegria e energia das pessoas. É bom pensar em ter essa responsabilidade tão importante e que traz tanta satisfação.

Referências Bibliográficas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_empresarial
http://www.webartigos.com/articles/14896/1/A-PEDAGOGIA-EMPRESARIAL-E-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-DENTRO-DA-EMPRESA/pagina1.html
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1764254-perfil-pedagogo-empresarial/

Nenhum comentário: