quarta-feira, 9 de junho de 2010

ANTROPOLOGIA

É a ciência do homem. Faz a história da espécie humana: sua origem, raças, desenvolvimento, evolução e  adaptação ao meio, dimensões do corpo, seus usos e costumes, etc... Fornece valiosa contribuição para  orientação e aplicação correta das atividades físicas, culturais, sociais, etc...

SOCIOLOGIA EDUCACIONAL

O Pedagogo Empresarial deve sempre considerar a solução dos problemas da Educação dos funcionários, principalmente no aspecto social, da vida em grupo. A sociologia estuda o comportamento da pessoa humana nos diversos grupos sociais, desde a sua família e as influências na formação da personalidade.  Estuda o papel da Educação nas sociedades de hoje e a relação entre a Família e as diversas instituições sociais de um lado e o local de trabalho de outro.
Não é possível conhecer o desenvolvimento da personalidade a não ser em função do meio em que vive. É o meio social, em geral, que apresenta à pessoa, as situações mais complexas  e mais difíceis de relacionamento.

GEOGRAFIA HUMANA

Estuda as mútuas influências existentes entre o homem, de um lado, e o solo, o clima e a vegetação do outro lado. Mostra como as condições geográficas podem exercer influencia  no desenvolvimento dos usos e costumes, da cultura dos vários tipos de sociedades..


ESTATÍSTICA

"Quanto maior é o número de indivíduos que observamos, tanto mais, as particularidades individuais, querem
físicas ou morais, se apagam e deixam predominar a série de fatos genéricos, em virtude dos quais a  sociedade existe e se conserva" (Quételet).
A estatística mede, por meio de métodos científicos de observação, a freqüência dos fatos ocorridos. Por exemplo:

1. De que maneira um determinado sistema de treinamento funciona na melhoria da produtividade, numa mesma localidade, nos diferentes momentos do dia ou mesmo do ano, nas diferentes regiões?

2. De que maneira a produtividade das mulheres reage a um determinado tipo de treinamento, assim como também a dos os homens, de uma determinada localidade ou região, etc...?

3. Qual é o horário em que a aprendizagem é mais eficaz, numa localidade ou região, etc...

Nenhum comentário: