quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entrevista pedagogo empresarial

Nome: ELIENE SANTANA RODRIGUES
e-mail: elienes_rodrigues@yahoo.com.br

1-Qual sua formação além da pedagogia?

Curso: Pós Graduação em Tecnologia Educacional

Escola: Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Ciência da Computação – e Núcleo de Informática na Educação

Curso: Disciplinas de mestrado concluídas:

Linguagens e Tecnologias

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Metodologia da Pesquisa em Comunicação

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Prática

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Educação Memórias e Novas Tecnologias

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Curso: Extensão Universitária – Inter-Relação: Educador/Comunicador

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Curso: Especialização – Supervisão de Ensino

Escola: Universidade Nove de Julho

Curso: Pós-Graduação – Psicomotricidade

Escola: Universidade Nove de Julho - 1 semestre (curso cancelado pela Universidade)
Curso: Pós-Graduação – Análise e Projetos de Sistemas

Escola: Universidade Paulista – UNIP

Curso: Graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficiência da Audiocomunicação

Escola: Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – Conclusão: 1996

Curso: Colegial Técnico em Contabilidade

Escola: Colégio Siir Isaac Newton – Conclusão: 1992

2-Quanto tempo atua nesta última empresa?

13 anos no colégio N. Sra do Rosário e 2 anos na IBM Brasil/BFK

3-Qual o setor de atuação dessa empresa?
Tecnologia Educacional

4 - O que é tecnologia educacional e como é o papel do pedagogo nessa área?
Objetivando propiciar uma aprendizagem centrada no aluno a qual tem por finalidade promover uma maior eficácia no aprendizado o surgimento de sistemas informatizados e a Internet utilizada como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, têm assumido um papel de destaque como elemento de mudança de paradigmas. Tal mudança é evidenciada, nas diferentes formas de comunicação, construção, aplicação e transmissão de conhecimentos entre crianças, jovens e adolescentes. O computador é sem dúvida uma nova perspectiva neste processo de ensino-aprendizagem.
As novas tecnologias de comunicação são caracterizadas por atributos como interatividade, interconectividade, globalização, velocidade e mobilidade. É nesse mundo que os jovens encontram ressonância.
As novas tecnologias de comunicação estão permitindo experimentar as novas formas de ensinar, entreter e comunicar. Nesse novo cenário, as pessoas podem ser mais do que simples receptores, participando ativamente da criação e significação das mensagens veiculadas.
Essas novas tecnologias de comunicação surgem para fazer com que os educadores repensem o fazer pedagógico.
É preciso que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O pedagogo/professor, é o intermediador entre o educando e as novas tecnologias.

5- Sabemos que hoje o mercado de trabalho para o pedagogo, muito se expandiu. Qual o motivo de você ter escolhido a pedagogia empresarial?
A minha escolha profissional foi pedagogia com especialização em deficiência da audio-comunicação, porém ainda estava na faculdade quando surgiu a oportunidade de um estágio na IBM do Brasil, na área de tecnologia educacional. Após a minha entrada na IBM, percebi que o mundo da educação era muito mais que a sala de aula, e que os nossos jovens estavam voltados para um mundo onde a forma de apreender o conhecimento era multimídia, ou seja, buscavam uma linguagem não-linear, onde apreendiam o conhecimento de forma global, através de sons, imagens, textos, vídeos, etc.
Comecei então a pesquisar sobre a área e percebi o quanto poderia contribuir para que a educação focasse as múltiplas inteligências e conseguisse atingir à cada jovem.

6- O mundo corporativo exige cada vez mais dos funcionários. A cobrança se estende ao pedagogo? Como lidar com ela?
Sim. Acredito que felizmente hoje, a educação busca novos caminhos e para que essa mudança realmente aconteça os educadores precisam se adequar aos "novos" educandos.
Para lidar com essa "cobrança" o pedagogo tem de ser um profissional transdisciplinar, ou seja, aquele que lança um desafio sem medo de "perder"o controle. E que acima de tudo acredita em uma "nova educação", onde o pedagogo/professor seja o intermediador entre o educando e o conhecimento, e não aquele que detém sozinho todo o saber.

7- Entre as funções do pedagogo empresarial, está a de dar treinamentos e capacitações, atingindo os funcionários com o objetivo da empresa. Quais os pré-requisitos para cumprir bem tal função?
Em minha opinião o primeiro é gostar do que se faz, e a partir daí acreditar no objetivo da empresa. É ser parceiro, buscar novas formas de aprendizagem e reavaliar o seu trabalho após cada treinamento ou capacitação.



8- Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, de quais artifícios o pedagogo empresarial pode se utilizar para amenizar problemas de relacionamento em uma empresa?
Acredito muito no poder do diálogo, no ouvir o outro e principalmente elevar a auto-estima do seu grupo de trabalho.

9- Quais as funções que executa na empresa em que trabalha ou trabalhou?

Fiz parte da Coordenação Pedagógica do Projeto Bússola-Site de Recolocação Profissional de Educadores na Escola do Futuro–USP / Professor Livre Docente Frederic Michael Litto.
No colégio é elaboração de projetos de informática na educação, elaboração de aulas interdisciplinares: informática X matérias curriculares, criação de aulas em multimídia, avaliação de softwares educacionais, capacitadora de softwares educacionais e treinamentos para profissionais que vão utilizar esses softwares e novos contratados.
Na IBM Brasil/BFK -Análise de cursos desenvolvidos em escolas; Estatísticas de Escolas Cadastradas; Pesquisas junto a escolas sobre informática na educação; Assessoria à montagem de feiras para divulgação de softwares educacionais; Análise de softwares para Licitações do Estado e Município; Capacitação de Professores em Informática na Educação; Emissão de Notas Fiscais; Assessoria a Agentes de Vendas e Agentes de Capacitação Pedagógica.


10-Você já trabalhou no âmbito escolar?
Sim, não como docente, desde o ínicio a minha carreira partiu para o lado de capacitação de outros profissionais, mas estou diretamente ligada ao âmbito escolar.

11-Muitos professores dizem que o fato de ver o aluno se transformar, e aprender cada vez mais, são motivos que o satisfaz. No mundo corporativo, qual a maior satisfação do pedagogo empresarial?
O professor/pedagogo tem os mesmos objetivos, ou seja, mesmo capacitando na área empresarial será sempre um professor buscando a melhor forma de fazer com que seu aluno consiga apreender o conhecimento passado. E assim, a melhor satisfação é quando percebemos o brilho no olhar; nos transmitindo a sensação que conseguimos atingir o nosso objetivo.


12- Deixe uma mensagem para estudantes de pedagogia que ainda não decidiram em qual área da pedagogia irão atuar.

A melhor mensagem é aquela que o coração nos envia, é importante perceber essa mensagem no momento em que se estagia. É ali que descobriremos se realmente estamos na área certa.
E a melhor é feita da frase que nosso amado Paulo Freire nos coloca:
"Não se pode falar de educação sem amor. " Paulo Freire
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire
Espero tê-la ajudado e se algo ficou em dúvida me pergunte novamente. Fico muito feliz em saber que pessoas como você, está dentro da educação, pois as nossas crianças necessitam de educadores que trabalhem com amor e você é ESSA EDUCADORA!

Nenhum comentário: