quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entrevista pedagogo empresarial

Nome: ELIENE SANTANA RODRIGUES
e-mail: elienes_rodrigues@yahoo.com.br

1-Qual sua formação além da pedagogia?

Curso: Pós Graduação em Tecnologia Educacional

Escola: Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Ciência da Computação – e Núcleo de Informática na Educação

Curso: Disciplinas de mestrado concluídas:

Linguagens e Tecnologias

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Metodologia da Pesquisa em Comunicação

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Prática

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Educação Memórias e Novas Tecnologias

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Curso: Extensão Universitária – Inter-Relação: Educador/Comunicador

Escola: Universidade de São Paulo – USP

Curso: Especialização – Supervisão de Ensino

Escola: Universidade Nove de Julho

Curso: Pós-Graduação – Psicomotricidade

Escola: Universidade Nove de Julho - 1 semestre (curso cancelado pela Universidade)
Curso: Pós-Graduação – Análise e Projetos de Sistemas

Escola: Universidade Paulista – UNIP

Curso: Graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficiência da Audiocomunicação

Escola: Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – Conclusão: 1996

Curso: Colegial Técnico em Contabilidade

Escola: Colégio Siir Isaac Newton – Conclusão: 1992

2-Quanto tempo atua nesta última empresa?

13 anos no colégio N. Sra do Rosário e 2 anos na IBM Brasil/BFK

3-Qual o setor de atuação dessa empresa?
Tecnologia Educacional

4 - O que é tecnologia educacional e como é o papel do pedagogo nessa área?
Objetivando propiciar uma aprendizagem centrada no aluno a qual tem por finalidade promover uma maior eficácia no aprendizado o surgimento de sistemas informatizados e a Internet utilizada como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, têm assumido um papel de destaque como elemento de mudança de paradigmas. Tal mudança é evidenciada, nas diferentes formas de comunicação, construção, aplicação e transmissão de conhecimentos entre crianças, jovens e adolescentes. O computador é sem dúvida uma nova perspectiva neste processo de ensino-aprendizagem.
As novas tecnologias de comunicação são caracterizadas por atributos como interatividade, interconectividade, globalização, velocidade e mobilidade. É nesse mundo que os jovens encontram ressonância.
As novas tecnologias de comunicação estão permitindo experimentar as novas formas de ensinar, entreter e comunicar. Nesse novo cenário, as pessoas podem ser mais do que simples receptores, participando ativamente da criação e significação das mensagens veiculadas.
Essas novas tecnologias de comunicação surgem para fazer com que os educadores repensem o fazer pedagógico.
É preciso que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O pedagogo/professor, é o intermediador entre o educando e as novas tecnologias.

5- Sabemos que hoje o mercado de trabalho para o pedagogo, muito se expandiu. Qual o motivo de você ter escolhido a pedagogia empresarial?
A minha escolha profissional foi pedagogia com especialização em deficiência da audio-comunicação, porém ainda estava na faculdade quando surgiu a oportunidade de um estágio na IBM do Brasil, na área de tecnologia educacional. Após a minha entrada na IBM, percebi que o mundo da educação era muito mais que a sala de aula, e que os nossos jovens estavam voltados para um mundo onde a forma de apreender o conhecimento era multimídia, ou seja, buscavam uma linguagem não-linear, onde apreendiam o conhecimento de forma global, através de sons, imagens, textos, vídeos, etc.
Comecei então a pesquisar sobre a área e percebi o quanto poderia contribuir para que a educação focasse as múltiplas inteligências e conseguisse atingir à cada jovem.

6- O mundo corporativo exige cada vez mais dos funcionários. A cobrança se estende ao pedagogo? Como lidar com ela?
Sim. Acredito que felizmente hoje, a educação busca novos caminhos e para que essa mudança realmente aconteça os educadores precisam se adequar aos "novos" educandos.
Para lidar com essa "cobrança" o pedagogo tem de ser um profissional transdisciplinar, ou seja, aquele que lança um desafio sem medo de "perder"o controle. E que acima de tudo acredita em uma "nova educação", onde o pedagogo/professor seja o intermediador entre o educando e o conhecimento, e não aquele que detém sozinho todo o saber.

7- Entre as funções do pedagogo empresarial, está a de dar treinamentos e capacitações, atingindo os funcionários com o objetivo da empresa. Quais os pré-requisitos para cumprir bem tal função?
Em minha opinião o primeiro é gostar do que se faz, e a partir daí acreditar no objetivo da empresa. É ser parceiro, buscar novas formas de aprendizagem e reavaliar o seu trabalho após cada treinamento ou capacitação.



8- Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, de quais artifícios o pedagogo empresarial pode se utilizar para amenizar problemas de relacionamento em uma empresa?
Acredito muito no poder do diálogo, no ouvir o outro e principalmente elevar a auto-estima do seu grupo de trabalho.

9- Quais as funções que executa na empresa em que trabalha ou trabalhou?

Fiz parte da Coordenação Pedagógica do Projeto Bússola-Site de Recolocação Profissional de Educadores na Escola do Futuro–USP / Professor Livre Docente Frederic Michael Litto.
No colégio é elaboração de projetos de informática na educação, elaboração de aulas interdisciplinares: informática X matérias curriculares, criação de aulas em multimídia, avaliação de softwares educacionais, capacitadora de softwares educacionais e treinamentos para profissionais que vão utilizar esses softwares e novos contratados.
Na IBM Brasil/BFK -Análise de cursos desenvolvidos em escolas; Estatísticas de Escolas Cadastradas; Pesquisas junto a escolas sobre informática na educação; Assessoria à montagem de feiras para divulgação de softwares educacionais; Análise de softwares para Licitações do Estado e Município; Capacitação de Professores em Informática na Educação; Emissão de Notas Fiscais; Assessoria a Agentes de Vendas e Agentes de Capacitação Pedagógica.


10-Você já trabalhou no âmbito escolar?
Sim, não como docente, desde o ínicio a minha carreira partiu para o lado de capacitação de outros profissionais, mas estou diretamente ligada ao âmbito escolar.

11-Muitos professores dizem que o fato de ver o aluno se transformar, e aprender cada vez mais, são motivos que o satisfaz. No mundo corporativo, qual a maior satisfação do pedagogo empresarial?
O professor/pedagogo tem os mesmos objetivos, ou seja, mesmo capacitando na área empresarial será sempre um professor buscando a melhor forma de fazer com que seu aluno consiga apreender o conhecimento passado. E assim, a melhor satisfação é quando percebemos o brilho no olhar; nos transmitindo a sensação que conseguimos atingir o nosso objetivo.


12- Deixe uma mensagem para estudantes de pedagogia que ainda não decidiram em qual área da pedagogia irão atuar.

A melhor mensagem é aquela que o coração nos envia, é importante perceber essa mensagem no momento em que se estagia. É ali que descobriremos se realmente estamos na área certa.
E a melhor é feita da frase que nosso amado Paulo Freire nos coloca:
"Não se pode falar de educação sem amor. " Paulo Freire
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire
Espero tê-la ajudado e se algo ficou em dúvida me pergunte novamente. Fico muito feliz em saber que pessoas como você, está dentro da educação, pois as nossas crianças necessitam de educadores que trabalhem com amor e você é ESSA EDUCADORA!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ANTROPOLOGIA

É a ciência do homem. Faz a história da espécie humana: sua origem, raças, desenvolvimento, evolução e  adaptação ao meio, dimensões do corpo, seus usos e costumes, etc... Fornece valiosa contribuição para  orientação e aplicação correta das atividades físicas, culturais, sociais, etc...

SOCIOLOGIA EDUCACIONAL

O Pedagogo Empresarial deve sempre considerar a solução dos problemas da Educação dos funcionários, principalmente no aspecto social, da vida em grupo. A sociologia estuda o comportamento da pessoa humana nos diversos grupos sociais, desde a sua família e as influências na formação da personalidade.  Estuda o papel da Educação nas sociedades de hoje e a relação entre a Família e as diversas instituições sociais de um lado e o local de trabalho de outro.
Não é possível conhecer o desenvolvimento da personalidade a não ser em função do meio em que vive. É o meio social, em geral, que apresenta à pessoa, as situações mais complexas  e mais difíceis de relacionamento.

GEOGRAFIA HUMANA

Estuda as mútuas influências existentes entre o homem, de um lado, e o solo, o clima e a vegetação do outro lado. Mostra como as condições geográficas podem exercer influencia  no desenvolvimento dos usos e costumes, da cultura dos vários tipos de sociedades..


ESTATÍSTICA

"Quanto maior é o número de indivíduos que observamos, tanto mais, as particularidades individuais, querem
físicas ou morais, se apagam e deixam predominar a série de fatos genéricos, em virtude dos quais a  sociedade existe e se conserva" (Quételet).
A estatística mede, por meio de métodos científicos de observação, a freqüência dos fatos ocorridos. Por exemplo:

1. De que maneira um determinado sistema de treinamento funciona na melhoria da produtividade, numa mesma localidade, nos diferentes momentos do dia ou mesmo do ano, nas diferentes regiões?

2. De que maneira a produtividade das mulheres reage a um determinado tipo de treinamento, assim como também a dos os homens, de uma determinada localidade ou região, etc...?

3. Qual é o horário em que a aprendizagem é mais eficaz, numa localidade ou região, etc...

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Biologia - se dedica ao estudo da estrutura, da atividade, da origem, da classificação, das relações e posições dos seres vivos no espaço e no tempo. Aprofunda-se no estudo das leis biológicas, para que a vida, que tanto nos preocupa, possa produzir tudo quanto pode e deve produzir. Fornece informações ciosíssimas sobre as leis da vida.

Fisiologia - estuda a função dos órgãos, da nutrição, da circula ção sangüínea, da respiração, etc... Permitindo relacionar as funções orgânicas com as funções psíquicas. A base fisiológica da mente deu relevância ao papel da Educação Física, para a Pedagogia. Esses conhecimentos comprovaram a insubstituível função da Educação Física, na eficácia do processo educativo.

Anatomia - estuda a estrutura dos seres organizados. em especial, ossos, articulações, músculos, sistema vascular, (coração, circulação, capilares), sistema linfático, sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo...todos aspectos trabalhados também pela Educação Física.

Medicina psicossomática - detecta distúrbios de comportamento através de sintomas orgânicos como, preguiça, maldade, estupidez, perversão de caráter, inveja, etc... Sabe-se, por exemplo, doenças no fígado podem estar relacionados com sentimentos de inveja, sentimento de orgulho podem provocar alterações fisiológicas,etc...

Higiene - estuda os meios que devem ser utilizados para conservar a saúde e evitar as doenças. O eficácia da aprendizagem também depende das condições de higiene e saúde, de quem deve aprender, isto é, de quem deve mudar.

Por exemplo:

1. Edifícios e suas condições físicas higiênicas - limpeza, iluminação, ventilação, mobiliário adequado, dimensão e cubagem das salas, dos locais de práticas de exercícios físicos, da piscina, uso dos produtos eficazes de higiene e limpeza, etc...

2. Funcionários e suas condições de trabalho - organização dos horários, tempo de repouso, exercícios físicos, banhos, medidas profiláticas, equilíbrio entre o tempo de recreação e o tempo de trabalho, exame médico e mental dos funcionários, vestuário, asseio corporal, etc...

PSICOLOGIA EDUCACIONAL


Nada se pode fazer, ou mesmo tentar, em Educação, sem a estreita colaboração da Psicologia Educacional. Cada dificuldade pedagógica que surge, é simultaneamente uma dificuldade psicológica. Para conduzir mentes humanas, é preciso conhecê-las, nas suas manifestações conscientes e inconscientes.
A Psicologia Educacional procura revelar a pessoa humana, na sua evolução natural, e só diante desse conhecimento é 20 possível formular doutrinas pedagógicas consistentes e métodos educacionais eficazes.
A Psicologia Educacional leva naturalmente ao conhecimento das leis pedagógicas e os sistemas educativos só tem aplicação prática, quando os processos psíquicos das pessoas deixam de oferecer resistência ou defesa, facilitando ao pedagogo a necessária ação pedagógica.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CIÊNCIAS QUE AUXILIAM O PEDAGOGO

A PEDAGOGIA considera a pessoa humana, na sua vida integral, individual e social.


O PEDAGOGO tem necessidade de conhecer tudo quanto diga respeito à pessoa humana, para ter condições de orientá-la eficazmente e encontrar soluções práticas para os problemas que a aflige. Tanto de ordem individual, social e espiritual.


Para isso, utiliza-se de todas as Ciências Humanas nos seus diversos aspectos.

1. Ciências do homem considerando a si próprio
· Psicologia Educacional
· Ciências Biológicas
· Antropologia
· Ciências Religiosas


2. Ciências do homem considerado em grupo
· Sociologia
· Geografia Humana
· Estatística


3. Ciências Filosóficas
· Filosofia
· Filosofia da Educação


No Próximo Post, falaremos mais de cada uma!

Fonte: http://www.mh.etc.br/documentos/licoes_de_pedagogia_empresarial.pdf
(C) 1999 - 2006 MH Assessoria Empresarial Ltda. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O PEDAGOGO EMPRESARIAL E OS CHEFES LÍDERES - EDUCADORES

A primeira tarefa do Pedagogo Empresarial é fazer com que o empresário, perceba com nitidez, que o seu ideal de vida, suas aspirações e objetivos pessoais correspondem a uma questão ética e social na empresa.
Os melhores chefes conseguem resultados brilhantes porque são líderes educadores.

Características do melhor chefe - o líder educador:  

1. O melhor chefe - o líder educador age sem saber e sem querer, apenas por causa das suas intenções e dos seus exemplos de conduta. Esta é a sua mais importante ação, a mais impressionante e a mais eficaz. Ser líder educador - ser o melhor chefe - é um dom, uma qualidade, um talento que pode ser cultivado e treinado.
2. O melhor chefe - o líder educador afirma-se acima de tudo pela sua maneira de ser. É por intermédio da sua conduta, que ele consegue a autoridade e conduz o comportamento das pessoas, antes de toda e qualquer análise.
3. O melhor chefe - o líder educador provoca o entusiasmo, estimula a imitação e o treino, através do seu modo de ser e do seu prestígio, que são os principais meios que emprega. Nunca emprega a discussão ou a pressão.
4. O melhor chefe - líder educador é naturalmente admirado, respeitado e imitado pelas suas idéias, pela sua energia, pela coerência das suas atitudes e palavras, pela lição constante dos seus gestos, do seu comportamento.
5. O melhor chefe - o líder educador, é um estimulador das qualidades das pessoas, um incentivador positivo, pois a vida Em grupo é feita de recíprocos inventivos e sugestões.
6. O melhor chefe - o líder educador, influencia e convence as pessoas com facilidade, levando-as a viverem os conhecimentos que transmite atavés do seu modo de ser.
7. O melhor chefe - o líder educador, não dá "lições" ou "sermões", ele usa técnicas de relacionamento, com eficácia,  por meio do seu comportamento.
8. O melhor chefe - o líder educador promove espontaneamente, contínuas oportunidades de preparação e de treino para uma vida mais produtiva e realizadora.

Fonte: http://www.mh.etc.br/documentos/licoes_de_pedagogia_empresarial.pdf
(C) 1999 - 2006 MH Assessoria Empresarial Ltda. Todos os direitos reservados.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

RESPONSABILIDADES DO PEDAGOGO EMPRESARIAL



1. Conhecer e encontrar as soluções práticas para as questões que envolvem a otimização da produtividade das pessoas humanas - o objetivo de toda Empresa.
2. Conhecer e trabalhar na direção dos objetivos particularese sociais da Empresa onde trabalha.
3. Conduzir com atividades práticas, as pessoas que trabalhamna Empresa - dirigentes e funcionários - na direção dosobjetivos humanos, bem como os definidos pela Empresa.
4. Promover as condições e atividades práticas necessárias- treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições,excursões, etc... - , ao desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-as positivamente (processo educativo), com oobjetivo de otimizar a produtividade pessoal.
5. Aconselhar, de preferência por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionários e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial.
6. Conduzir o relacionamento humano na Empresa, através de ações pedagógicas, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
(C) 1999 - 2006 MH Assessoria Empresarial Ltda. Todosos direitos reservados.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pedagogia Empresarial, o casamento perfeito

A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas têm o mesmo objetivo em relação às pessoas, especialmente nos tempos atuais.
· Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo Empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos.
· A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades
da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos. A Pedagogia também faz o estudo dos ideais e dos meios mais eficazes para realizá-los, de acordo
com uma determinada concepção de vida. 
Vejam, tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direção a realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chamase  aprendizagem. E aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo.
Para a Empresa conseguir as mudanças desejadas no comportamento das pessoas, os meios utilizados têm que ser adequados aos seus objetivos e ideais.
É necessário nunca utilizar-se de  pacotes prontos de treinamento ou de reorganização.
Deve-se considerar essenciais os conhecimentos da filosofia de vida e dos ideais do Empresário e conseqüentemente da empresa, para aplicação dos meios mais adequados e eficazes.
Os programas de ação sempre visam a orientação, o aperfeiçoamento e o estímulo das faculdades humanas, especialmente a produtividade. 
Maria Luiza Marins Holtz
(C) 1999 - 2006 MH Assessoria Empresarial Ltda. Todos
os direitos reservados.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pesquisa Sobre Atuação do Pedagogo Empresarial


Introdução

Esta pesquisa foi realizada para abrir as possibilidades para nós, estudantes de pedagogia, no mercado de trabaho. Assim teremos mais conhecimento de uma das áreas dentro de nossa profissão.
A Pedagogia empresarial designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas. A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tem objetivo semelhante em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais onde as empresasm buscam a melhoria da qualidade de seus srviços investibndo em seus “clientes internos”, seus colaboradores.
É quase unânime entre os estudiosos, hoje, o entendimento de que as práticas educativas estendem-se às mais variadas instâncias da vida social não se restringindo, portanto, à escola e muito menos a docência, embora estas devam ser a referência da formação do pedagogo escolar. Sendo assim o campo de atuação do profissional formado em pedagogia é tão vasto quanto são as práticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há aí uma pedagogia.”.
(LIBÂNEO, 2001, p.116).


A Atuação do pedagogo na empresa

A empresa é um ambiente educativo porque é constituída por seres humanos que possuem capacidade inata de criar. Eis a dimensão da importância do pedagogo que deve utilizar suas ferramentas que buscam estratégias e metodologias para informações, conhecimentos e cumprimento de objetivos, sempre visando aprimoramento, qualificação profissional e pessoal da força de trabalho.
O Pedagogo formado criticamente deve atuar na empresa em favor de ser o educador e mediador dos adultos (Andragogia). Este profissional tem uma visão holística do mundo, pois como foco de seus estudos aparecem a psicologia, antropologia, história, filosofia, gestão de recursos humanos & materiais, bem como outras áreas do conhecimento pertinentes a função
O Pedagogo Empresarial tem o domínio de conhecimentos, técnicas e práticas que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para atuação na gestão de pessoas: coordenando equipe multidisciplinares no desenvolvimento de projetos; evidenciando formas educacionais para aprendizagem organizacional significativa e sustentável; gerando mudanças culturais no ambiente de trabalho; na definição de políticas voltadas ao desenvolvimento humano permanente; prestando consultoria interna relacionada ao treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações. O desafio desse novo profissional, diferentemente do que podem pensar alguns, não se resume a conduzir dinâmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas não estão engajadas ou enxergando uma necessidade imediata. Isto requer muito trabalho. É preciso estudo e observações cuidadosas do que está acontecendo dentro da empresa e entender o seu ecossistema, como ele funciona e por que existe um desequilíbrio dentro dele. Tal diagnóstico requer do Pedagogo Empresarial perspicácia, observação, envolvimento, desprendimento, coragem, preparo técnico, ousadia, vontade, criatividade e desejo efetivo pela descoberta dos pontos de desequilíbrio dentro da corporação. Uma questão importante para a formação e a atuação do Pedagogo Empresarial diz respeito ao entendimento dos comportamentos humanos no contexto organizacional, tendo em vista que toda sua atuação está pautada na dimensão humana. As políticas de Recursos Humanos, por si só, não garantem mudanças ou comprometimentos mais ou menos efetivos; tem no elemento humano o seu ponto-chave. A maneira de agir desse novo profissional precisa ocorrer de forma relacionada e cooperativa com a dos outros profissionais de gestão.
O pedagogo é um profissional capacitado para lidar com fatos e situações diferentes da prática educativa em vários segmentos sociais e profissionais. O profissional de pedagogia, ao atuar numa empresa, estará totalmente envolvido no aperfeiçoamento das relações humanas. Neste sentido, o setor conhecido como RH (Recursos Humanos) deve ser um ambiente que estimule a participação das pessoas nas decisões a serem tomadas e tenha facilidade em diagnosticar as competências de seus colaboradores para juntos ampliar os conhecimentos.
Dentro de uma organização, o papel do pedagogo é específico, ou seja, ele avalia desempenho do funcionário e elabora um processo educativo segundo as necessidades. Ao iniciar qualquer tipo de trabalho, é realizado um treinamento que vai integrar o trabalhador à empresa. O pedagogo acompanhará todo o desenvolvimento do funcionário, ou seja, o seu desempenho, direcionando-o para o caminho que este devera seguir dentro da empresa, facilitando, enquanto agente provocador de mudança de mentalidade e de cultura.
O pedagogo na esfera empresarial por ser uma espécie de “gestor das relações humanas”, está intimamente ligado às ações que envolvem a aprendizagem. E esta, conseqüentemente, está relacionada às mudanças de comportamentos num sentido mais amplo, ou seja, não basta apenas apreender o conhecimento, mas deve-se praticá-lo. O ser humano deve ser capaz de conhecer suas limitações para poder superá-las frente aos novos desafios. Ainda nesta perspectiva, a aprendizagem também está ligada ao planejamento e este envolve saber onde queremos chegar, ou seja, quais são os objetivos a serem alcançados num dado momento. É crucial ressaltar que estes objetivos variam de acordo com as necessidades dos indivíduos e da Organização.
Sua capacidade em lidar com a comunicação e com a aprendizagem faz com que ele conduza as pessoas e direcione suas verdadeiras funções, não implicando a mudança de seu comportamento, mas ajudando o colaborador a descobrir seu verdadeiro potencial, para que possa desempenhar sua função de acordo com as necessidades de cada organização.
Com as mudanças no mercado de trabalho as habilidades do pedagogo têm sido valorizadas dentro da empresa, uma vez que ele é um profissional que pode contribuir para o crescimento dos indivíduos, por meio de atividades formativas, descobrindo seus verdadeiros potenciais, levando-os à produtividade, através de motivação e treinamentos. Diante da lógica das competências busca-se mobilizar o trabalhador em todas as suas dimensões: intelecto, força física, emoções, atitudes e habilidades entre outras, embora com muita sutileza, especialmente porque usa mecanismos diversos como o de autocontrole, em que controla seus atos e emoções para entender e atender as exigências do mercado.
A formação do Pedagogo Empresarial é oferecida em cursos de especialização e mestrado, por diversas instituições de ensino superior. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.


Considerações Finais

Foi muito interessante conhecer mais sobre a atuação do pedagogo em uma empresa. Pude assim ampliar minhas oportunidades de atuação e conhecer essa nova área até então desconhecida por mim. Creio realmente que a educação está em todos os lugares, e você levar uma pessoa a ver que seu potencial é maior do que aquele que ela previa, aumenta a alegria e energia das pessoas. É bom pensar em ter essa responsabilidade tão importante e que traz tanta satisfação.

Referências Bibliográficas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_empresarial
http://www.webartigos.com/articles/14896/1/A-PEDAGOGIA-EMPRESARIAL-E-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-DENTRO-DA-EMPRESA/pagina1.html
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1764254-perfil-pedagogo-empresarial/